Reunião no Ministério Público discute diretrizes de segurança para eventos religiosos de Campina e Crescer participa de debate

11 de janeiro de 2024

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 11.01, uma reunião no Ministério Público da Paraíba, através da Promotoria de Meio Ambiente e Patrimônio Social, com o objetivo de discutir diretrizes de segurança com foco nos eventos carnavalescos e religiosos em Campina Grande, durante o Carnaval da Paz.

O convite, assinado pelo Promotor de Justiça Hamilton de Souza Neves Filho, foi direcionado ao Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que, na oportunidade, foi representado pelos membros da Comunidade de São Pio X, entidade realizadora do Encontro Nacional da Família Católica – Crescer, Romero Brandão e Cristiano Raposo.

A reunião foi marcada por uma ampla e amistosa discussão acerca da importância dos eventos religiosos que acontecem em Campina Grande, durante o Carnaval da Paz, e também contou com representantes das Forças Armadas, a exemplo do Coronel da Polícia Militar, Cunha Rolim, do Comandante Regional do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Jean Benício, da Delegada da Polícia Civil, Nercília Dantas, além da Secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Tâmela Fama.

De acordo com Cristiano Raposo, a reunião foi extremamente proveitosa para o fortalecimento do Carnaval da Paz. “Ficamos felizes em ver a seriedade que o Crescer vem tomando a cada ano, assim como o Carnaval da Paz. O principal ponto debatido foi em se salvaguardar o período do carnaval, em Campina Grande, exclusivamente às manifestações religiosas na cidade, uma vez esta é a marca o município está vendendo para o Brasil. Nesse sentido, é extremamente importante garantir a segurança das pessoas que participaram dos encontros”, disse.

Para Romero Brandão, os eventos religiosos em Campina Grande, jamais trouxeram problemas de segurança pública à cidade, porém é necessário assegurar que isto jamais aconteça. “Com a nacionalização do Crescer, o evento ganha uma repercussão ainda maior, em todo o País, como já vinha acontecendo. Tanto o Crescer, quanto os demais eventos religiosos, jamais registraram quaisquer ocorrências policiais. E isso é um insumo que poucas cidades no país têm. Precisamos garantir que isto permaneça”, afirmou.

Ao final da reunião, os representantes se manifestaram favoráveis aos pleitos debatidos e se comprometeram a unir forças para garantir a segurança dos eventos religiosos em 2024, assim como organizar, a partir de 2025, um cronograma de eventos que garanta a realização de eventos de manifestação carnavalesca em período anterior ou posterior à realização dos eventos religiosos.

 

Por Thiago Marques
Jornalista – DRT 3691-PB
(83) 9 8871.5912
imprensa@piox.org.br

Fotos: Leonardo Silva

Compartilhe!

error: Content is protected !!